quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OLHAR SINCERO - COMO ENXERGAM OS BEBÊS


Eu e a Fernanda usamos óculos, logo o olhar do Augusto é um assuntoque muito nos interessa.

Sempre que ele fica chatinho, eu converso com ele e a situação se ajeita. quando isso não resolve eu ando com ele pela casa mostrando os quadros e retratos nas paredes. Ele não os enxerga como nós, mas o estímulo visual é sempre bem vindo.

Segundo dados extraídos do site http://www.bausch.com.br/br/vision/infants/eyedevelop.jsp a vis~çao dos beb~es funciona da seguinte maneira:

"Recém-nascidos: Enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros - a distância do rosto da mãe quando está amamentando. Adoram rostos e objetos de alto contraste.

Três meses: Conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos altamente gráficos podem estimular o desenvolvimento visual.

Seis meses: A retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando. Podem desenvolver um interesse real por livros.

Um ano: O bebê está a caminho do desenvolvimento pleno. A coordenação olho-mão é aperfeiçoada através de jogos que envolvem apontar, agarrar, arremessar, colocar e pegar".

***


"Até mesmo no útero, os bebês sabem a diferença entre claro e escuro. Ao nascer, eles conseguem enxergar formas, acompanhando as linhas onde o claro e o escuro se encontram. Mesmo assim, eles levam várias semanas até enxergar a primeira cor primária: o vermelho. Não surpreende que eles prefiram padrões altamente contrastantes às superfícies lisas.

A mente do bebê cresce e se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida. Uma estimulação adequada pode aumentar a curiosidade, o grau de atenção, a memória e o desenvolvimento do sistema nervoso. A estimulação pode até mesmo resultar em uma auto-imagem mais positiva. Por isso, não deixe de mostrar a seu bebê o máximo de coisas interessantes.

Experimente mostrar a ele formas em preto e branco - como tabuleiros de xadrez, alvos, listras e pontos. Instale móbiles e enfeites de berço. Ofereça chocalhos, blocos e animais de pelúcia. Leia muitos livros. Seu bebê vai tirar proveito das imagens. E da sua companhia!"

***

Mas insisto em pensar que ele é mais atraído pela cor azul de nossas cortinas que as demais cores da casa.

Pois bem, beijos azuis para vocês.

Um comentário: